7 ensinamentos e florais para reequilibrar as emoções na virada do ano

11/01/2021, Florais de Bach, Nenhum comentário

Treinar o desapego, ser gentil consigo mesmo e julgar menos são práticas que nos deixam mais leves, centrados — e os florais são poderosos aliados na busca desse equilíbrio

O balanço que fazemos todos os anos para refletir sobre o que precisa ser melhorado na nossa vida ganhou relevância em 2020, período em que lidamos com doses extras de medo, tristeza, ansiedade… Partindo do princípio de que as emoções negativas não tratadas adoecem o corpo e a alma, Márcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta da Mona’s Flower, em Campinas (SP) buscou na obra de Edward Bach — médico inglês que criou os florais homônimos na década de 1930 –, sete ensinamentos para melhorar nossa saúde emocional. Ela também indica os florais de Bach que ajudam nesse processo de cura.

1. Olhe para dentro

Bach dizia que o homem tem razões mais profundas para a sua desarmonia do que a corrente de ar proveniente de uma janela aberta. “A nossa falha não reside nas estrelas, mas em nós mesmos. É tempo de silenciar, de se voltar para dentro, de parar de colocar culpa no que está do lado de fora”, acredita Marcia Rissato. Para facilitar esse mergulho, a terapeuta sugere o floral Cerato, que desperta intuição e nos convida a ouvir nossa voz interior.

2. Treine o desapego

Neste momento de transição, de receber um novo ano, é preciso desapegar das histórias ruins. “Temos que deixar ir e assim também dar exemplo para que outros possam nos seguir no caminho da felicidade”, fala Márcia. Ao nos encorajar a dar amor sem querer nada de volta e, assim, praticar o desapego, Chicory é o floral recomendado.

3. Liberte para libertar-se

 Só alcançamos liberdade ao concedê-la. “Seremos livres apenas ao libertarmos, pois é exclusivamente pelo exemplo que podemos ensinar”, afirma a terapeuta, que recomenda o Pine para o autoperdão, desatando os nós e deixando fluir.

4. Seja gentil consigo mesmo

Para a floralista, toda a vida é norteada por amor: “Ele está em tudo, basta prestar atenção em cada detalhe. E, sendo gentil consigo mesmo, encontrará o amor dentro de você.” Para “limpar” a raiva, ela indica o Holly, que trabalha a aceitação e a delicadeza consigo e com o outro.

5. Julgue menos

O que é certo para um, pode não ser para o outro. “Precisamos entender que cada indivíduo tem o seu nível de consciência e que isso deve ser respeitado”, diz a terapeuta. Ao invés de julgarmos, busquemos o entendimento. Para os que criticam de forma destrutiva, Beech traz tolerância e ajuda a transformar o crítico negativo em inspiração para o outro.

6. Encare os desafios como oportunidade

Quanto maior as dificuldades no caminho, maior a certeza de que a nossa missão vale à pena. “Quando tudo isso passar, vamos olhar para trás e teremos a certeza de que vencemos. E teremos orgulho de nós mesmos”. Gentian é o floral da fé, que nos ajuda a seguir em frente sem desanimar.

7. Viva o presente

A maior sabedoria é viver o dia de hoje. Ontem já acabou e você não tem controle do que virá amanhã. “Não lamente o que passou, pois não há mais o que se fazer. E encare cada dia como uma oportunidade de recomeço”, ensina Marcia. Para os que vivem no passado, sentindo saudade excessiva, ela recomenda o Honeysuckle, que traz a energia do momento presente. “As lembranças são poderosas para criar nosso repertório de vida, mas não devem ser encaradas como âncoras”.

Fonte: https://vogue.globo.com/Wellness/noticia/2020/12/7-ensinamentos-e-florais-para-reequilibrar-emocoes-na-virada-do-ano.html

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x