Por: Gabriella Vasconcellos, pós-graduada em Medicina Estética e sócia da Clínica Goa Health Club, no Rio de Janeiro.
O inverno passou, a primavera está a todo o vapor, mas a pele não para de sofrer com o ressecamento do frio. Por isso, um reforço na hidratação nunca é demais, como por exemplo, usar e abusar dos óleos corporais. Para quem não sabe, seus benefícios vão além da praticidade e da emoliência – aquela sensação de pele macia como uma seda. Sim, eles cumprem bem a missão de hidratar, tanto quanto um bom creme ou loção para este fim.
Os óleos de banho, como o nome indica, são para serem aplicados sobre a pele molhada. As demais versões, teoricamente devem ser aplicadas sobre a pele seca. Mas isso não é regra, os óleos que não são “de banho” também podem ser aplicados no chuveiro, sem comprometer sua eficácia. O importante é procurar um especialista e saber qual tipo é mais indicado, para que não ocorra nenhuma alergia.
Os óleos são gorduras naturais extraídas de plantas na sua maioria de sementes que retém a umidade natural da pele, portanto, um hidratante natural. O importante é saber se há a indicação do óleo para cada tipo de pele. Para as peles oleosas, por exemplo, não é indicado o uso do óleo, já que o produto pode provocar surgimento de acnes na pele.
Para escolher o melhor cosmético é muito importante saber a diferenças entre cada um deles. Em geral, os óleos de banho bifásicos ou trifásicos servem para hidratar a pele e remover as células mortas, pois contém emolientes, hidratantes, condicionantes e lubrificantes em sua fórmula. O bifásico combina duas fases, uma oleosa e outra aquosa, que promovem a hidratação e previnem o ressecamento da pele. Já o trifásico assume as mesmas funções, mas também é enriquecido por um óleo vegetal, que traz o adicional de hidratação profunda.
Veja alguns exemplos de óleos corporais e suas propriedades:
Semente de uva – Contém um alto número de antioxidantes, vitaminas C, D, E e beta caroteno, que fortalecem a pele e lhe dão mais elasticidade, diminuindo assim a formação de rugas. É utilizado em muitos cosméticos contra acnes e estrias.
Abacate – O abacate é rico em vitamina E, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. É ótimo para promover a renovação celular, retardando o envelhecimento, além de trazer viço e maciez à pele.
Girassol – Rico em vitaminas A, B, C e E, ferro, potássio, cálcio e ácidos graxos ômega 3. Atua como emoliente e hidratante, além de ser usado em produtos para combater acne, eczema, vermelhidão, inflamação geral e irritação da pele. Também é um ótimo produto para usar em seu bebê recém-nascido para a proteção da pele extra.