Texto por Maria Aparecida das Neves
Chegar ao final de mais um ano desperta nas pessoas sentimentos diferentes. Muitos de nós, em função do segundo ano convivendo com a pandemia, estão esgotados, sofrendo com as privações e eventuais perdas em decorrência desta situação tão triste para toda a humanidade.
Há ainda aqueles que chegam frustrados por não terem realizado o que planejaram ou com a sensação de que poderiam ter feito melhor. Tem ainda os que sofrem por não gostar de passar as festas com familiares que não agradam.
Para amenizar os variados sentimentos que podem nos assombrar, muitas vezes tão opressores a ponto de roubar nossa alegria, é possível optar pelos Florais de Bach originais. As gotinhas de Bach, com seu poder de transformar sentimentos negativos em positivos, podem ser utilizados por qualquer pessoa, já que não têm qualquer contraindicação. Elas podem ser um alívio nesta época que também tem sua beleza e simbolismo, que marca o final e o início de um novo ciclo e nos faz renovar e fortalecer laços e a esperança de tempos melhores e mais felizes.
Para aqueles que ainda sofrem os efeitos da pandemia, estão traumatizados pelo que viveram nos últimos tempos – perdas, luto, sintomas da Covid – uma recomendação é o floral Star of Bethlehem. Ele tem a capacidade de neutralizar os efeitos dos traumas e choques emocionais. É fonte de energia, força interior e clareza mental – elementos necessários para que a pessoa se recupere, abra sua mente e viva em plenitude.
Para quem vai passar as festas com pessoas que nem sempre a agradam, como parentes que não tolera, pode optar pelo floral Gorse. É a essência indicada para quem está desanimado e acredita que nada poderá fazer com que saia deste quadro. Com Gorse, é possível encarar o desafio como uma barreira a ser superada.
Quem acredita que não alcançou seus objetivos e por isso se sente preterido, desvalorizado ou culpado por não conseguir atingir suas metas, os florais também podem ajudar. Primeiro, é preciso entender que todos têm limites, mas é saudável reconhecer suas verdadeiras qualidades. Daí para a frente, é preciso seguir adiante, agora com mais experiência e aprendizado com os erros cometidos. Para transformar o sentimento de culpa e inadequação, ficando livre para enfrentar um novo ano, o floral indicado é o Pine, que simboliza a essência do perdão e da libertação.
E para os que sofrem com a ansiedade pelo novo ano – lembrando que o Brasil tem o maior índice de pessoas com este transtorno no mundo, cerca de 19 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde – tem uma dica também: o Rescue Remedy. Ele promove o equilíbrio, resgatando a harmonia interior.
No mais, procure não exigir muito de si mesmo. Tente manter seu foco no que as festas de final de ano têm de bom. Aproveite o descanso, reveja seus planos, prioridades e parcerias. Tem uma receitinha bem bacana do poeta Bráulio Bessa que pode servir de inspiração, veja:
“Ano novo é tudo novo
no sentimento da gente,
porém preserve do antigo
o que lhe empurrou pra frente
junte tudo que prestou
misture com muito amor
e faça um mundo diferente”.
Vale a pena, vamos tentar?
Formada em Psicologia, Maria Aparecida das Neves é aromaterapeuta e educadora em Florais de Bach. Além do atendimento clínico, é professora em cursos de formação para quem deseja atuar nestas áreas, e também atua como palestrante em congressos e conferências. É coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares no Centro de Reabilitação Hospital Dia Adulto (CRHD) – trabalho realizado no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) – e é CEO da Tisserand no Brasil.