Educadora em Florais de Bach, Maria Aparecida das Neves cita alguns casos comuns com base em sua experiência. Em todos eles, as poderosas gotinhas de Bach foram alívio.
O papel da mulher de hoje é largamente discutido tanto nas rodas sociais como no universo acadêmico. Sua mudança de atitude tanto no que se refere ao comportamento como na vida profissional vêm impactando todas as instituições.
E elas nunca estiveram com as emoções tão ‘afloradas’. “É indispensável que as mulheres de todas as idades e classes sociais e procurem amenizar o impacto de emoções negativas causada por preocupações excessivas, culpa e estresse”, defende Maria Aparecida das Neves, Educadora em Florais de Bach e uma das maiores especialistas no assunto. “Os Florais são indicados porque não têm nenhum tipo de contra indicação – e seu uso pode ser estendido por toda a família”.
A seguir, algumas situações citadas por Aparecida com base em sua vivência:
Executivas – As mulheres que ocupam cargos executivos, em geral, sofrem com o estresse que gera alguns incômodos. Um deles é a insônia, normalmente causada por pensamentos repetitivos que parecem não cessar. Sem relaxar a mente, o sono não vem. Neste caso, a melhor pedida é o Rescue Sleep (compre aqui) que acalma a pessoa, diminui a ansiedade e tranquiliza a mente. As que têm medo de perder o controle de suas emoções, podem fazer uso do Cherry Plum que ajuda a pessoa a reequilibrar sentimentos e emoções. Para combater o medo de fracassar e não dar conta ‘do recado’, o floral indicado é o Mimulus, que ameniza o medo das coisas conhecidas. Outro floral bastante recomendado para as executivas que estão com baixa autoestima é o Larch: ele ajuda quem o toma a recuperar a confiança em si mesmo.
Mães – A maternidade faz com que a mulher experimente um mar de emoções o tempo inteiro. Preocupação excessiva com os filhos é uma delas. Neste caso, o floral Red Chestnut as ajuda a cuidar com equilíbrio, amar sem ‘perder a razão’ e o contato com a realidade. Culpa de todos os tipos – que assola, principalmente, as mulheres que trabalham fora – pede Pine, que ameniza este sentimento tão negativo. As que não sabem dizer não – e acabam sofrendo ou se sobrecarregando para não deixar de atender ninguém – precisam de Centaury, que ajuda a manter boa-vontade sem que a pessoa se perca de si mesma. Agora, se o peso é grande mas por conta da própria vida, ou seja, se a sobrecarga não é fruto de uma escolha, mas sim uma consequência, a mãe precisa fortalecer-se com Elm, um floral que a ajuda a ter confiança e a resolver tudo com tranquilidade.
Estudantes – As estudantes também precisam de suporte. Quem tem problemas para enfrentar a rotina – deve fazer uso do Hornbean, que traz energia, vitalidade, força e resistência para construir a vida com interesse e plenitude. As que sentem-se exauridas, sem energia alguma para trabalhar, estudar ou passear, precisa do Olive, que resgata a vitalidade e ajuda a readquirir a paz interior, a harmonia, o equilíbrio e o interesse mesmo em situações que seja forçado a permanecer inativo. Medo do futuro requer Mimulus, que dá a coragem necessária para enfrentar seus problemas com serenidade e tranquilidade.
As que sofrem com TPM – Em cada mulher, a TPM se manifesta de uma maneira diferente. Dores de cabeça, inchaços são algumas das queixas físicas. Outros relatos apontam depressão, irritabilidade, intolerância e letargia. Para as que ficam deprimidas, é possível indicar Mustard, que traz alívio nesta fase de infelicidade. Impatiens ajudará a aplacar a impaciência, irritabilidade e mau humor. Mulheres que ficam intolerantes precisam de Beech, que vai ajudá-la a relaxar e evitando que tudo e todos a deixem com os nervos a flor da pele. Crab Apple é a essência apropriada para as que ficam incomodadas com a aparência física. Vai ajudar a mulher a entender o ciclo menstrual não como uma maldição ou um acontecimento sujo e vergonhoso que a aflige uma vez por mês. Ajuda no amadurecimento e integralidade com seu corpo.
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Grupo Essence, empresa que comercializa e distribui Florais de Bach e produtos de Aromaterapia.