Fome é psicológica ou físiológica? Márcia Rissato fala sobre florais que ajudam a combater a compulsão alimentar

03/05/2021, Florais de Bach, Nenhum comentário

Em algumas situações, muitas pessoas fazem da comida uma válvula de escape e, descontam nela, seus sentimentos e frustrações. Estresse, ansiedade, ociosidade, insegurança, entre outros desequilíbrios emocionais, podem ser a causa dos quilinhos a mais.

Dado publicado por um grupo de pesquisadores das áreas de endocrinologia, psicologia e patologia apontou que, quatro em cada dez brasileiros, engordaram durante a pandemia. Quase metade dos entrevistados confirmaram sentir mais vontade de comer neste período de isolamento e espera da vacina. Recentemente, a atriz Cleo Pires, afirmou estar fazendo tratamento para controlar a compulsão alimentar que surgiu depois de alguns problemas psicológicos.

Fome ou Impulso?

Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta, Márcia Rissato, formada pelo Instituto Bach do Brasil e pela Nelson’s World, na Inglaterra, é preciso distinguir o que é fome e o que é impulso. A fome é uma necessidade fisiológica que o organismo tem de repor a energia gasta para sobreviver. Já o impulso está diretamente ligado às emoções e não é uma necessidade. É um hábito. Voltar-se para a comida em momentos de estresse e ansiedade, é muito comum e, a terapia floral, pode ajudar a reverter esse processo de forma natural.

A especialista listou os florais indicados para combater cada sentimento que pode ser um gatilho para a compulsão alimentar:

– Desânimo: O floral que trás fé, ânimo para seguir em frente, é o GENTIAN.

– Pânico: Ele geralmente surge quando os medos se instalam. Para este caso, o mais indicado é o ROCK ROSE.

– Falta de controle: o autocontrole é essencial, principalmente em relação aos sentimentos, por isso, o Floral de Bach™ Original CHERRY PLUM, mantém o equilíbrio e garante o controle emocional.

– Tristeza: Um dos primeiros estágios da depressão, é preciso estra alerta para este sentimento. Para aliviar essa dor emocional, invista no MUSTARD, é o Floral de Bach™ Original que alivia esse sofrimento.

“Além dos florais, os óleos cítricos também são ótimos para serem incluídos na rotinas, eles trazem energia e trabalham a tristeza”, afirma Márcia Rissato.

Fonte: https://www.annaramalho.com.br/fome-e-psicologica-ou-fisiologica-marcia-rissato-fala-sobre-os-florais-que-ajudam-a-combater-a-compulsao-alimentar/

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x