Pensamentos acelerados frequentemente começam quando nos sentimos estressados ou sobrecarregados com o que está acontecendo em nossas vidas. Aqui estão oito maneiras de aliviá-los:
Autoestima e autoconfiança
A autoestima é, em sua essência, como nós nos valorizamos. Se os pensamentos que temos sobre nós mesmos são em sua maioria positivos, isto promove uma autoestima saudável. A boa notícia é que a meditação pode ajudar a mudar a relação que nós temos com nossos pensamentos.
Isso pode ajudar a construir autoestima e aumentar nossa autoconfiança. Quando nós meditamos, os pensamentos acelerados provavelmente ainda vão acontecer, mas através do mindfulness, nós aprendemos como aceitar e nos distanciar desses pensamentos. A meditação mindfulness nos permite enfrentar estes pensamentos acelerados sem reagir a eles. Através da prática regular, nós podemos aprender a nos libertar de pensamentos indesejados.
Relacionamentos
Algumas vezes, os pensamentos acelerados podem obscurecer nossa mente do que está acontecendo e levar a dificuldades de comunicação.
No entanto, adiar falar sobre as coisas não vai ajudar a aliviar seus pensamentos acelerados. Isso também pode ter o efeito negativo de acumular tensão ao longo do tempo. Se você achar difícil falar em pessoa, alguns experts em relacionamentos aconselham escrever suas preocupações no papel. Escrevendo o que você sente, você foca sua mente e reduz o poder dos pensamentos acelerados.
Pensamentos sobre a vida e incertezas
Quando estamos tendo pensamentos acelerados, muitas vezes eles estarão focados na nossa vida e na incerteza do futuro. Praticar mindfulness e fazer exercícios de relaxamento pode ajudar a acalmar seu corpo e sua mente. Isto vai ajudar a aquietar os pensamentos acelerados e permitir que você se concentre novamente.
Ao relacionar repetidamente uma palavra como ‘relaxe’ com estar relaxado, a palavra pode ser tornar um gatilho poderoso para aliviar o estresse. Tente falar sua palavra escolhida enquanto você expira lentamente e isso vai fazer você se sentir mais relaxado.
Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
Quando a vida está corrida e estamos fazendo mil coisas entre trabalho e vida pessoal, é importante achar um equilíbrio. Trabalhar de forma inteligente envolve priorizar sua carga de trabalho e dedicar uma certa quantidade de tempo para cada tarefa. Tente traçar uma linha entre o trabalho e sua vida pessoal para garantir que você ‘se desligue’ e faça uma pausa mental do trabalho. Passar um tempo com sua família e amigos, se divertir e achar tempo para fazer exercícios, relaxar e para hobbies que você gosta ajudam a diminuir o estresse.
Saúde
Adaptar o que você come também pode ajudar a aliviar os pensamentos acelerados. É importante ter uma dieta balanceada e um estilo de vida ativo. Inclua carnes magras, sementes, carboidratos integrais e vegetais. Frutas e vegetais são boas fontes de antioxidantes que ajudam a proteger as células do estresse oxidante no corpo. Comidas altamente antioxidantes incluem: feijão, frutas cítricas e maçãs.
A atividade física regular pode ajudar a melhorar seu bem-estar mental. Quando você sentir que os pensamentos acelerados estão se formando, arranje tempo para fazer uma caminhada ou corrida, já que isso vai ajudar a sossegar a sua mente e prover uma distração bem-vinda.
Economizando dinheiro
Se você tem algo em mente que gostaria muito de ver, fazer ou comprar, criar um objetivo de economia de dinheiro é uma maneira fantástica de economizar mais rápido. Especialistas em dinheiro aconselham nomear seu objetivo, já que isso irá te ajudar a atingi-lo mais rápido. Se você é novo em economizar, tente começar com um objetivo pequeno. Depois, defina quanto você gostaria de economizar a cada mês.
Para definir seu orçamento, pegue o máximo de informação que puder sobre a sua renda e despesas e anote. Se você precisa diminuir os gastos para economizar, considere fazer reduções fáceis como trazer o seu almoço de casa, por exemplo.
Ambiente
Às vezes, o ambiente em que estamos pode afetar como estamos pensando. Ter autoconsciência pode te ajudar a reconhecer onde seus pensamentos e emoções estão te levando, e isso pode te permitir fazer quaisquer mudanças necessárias. Uma das melhores maneiras de aumentar sua autoconsciência é escrever o que você quer fazer e acompanhar o seu progresso.
Você também pode se voluntariar em uma ONG ambiental, participar na limpeza de uma praia ou rio, ou se envolver em conservação florestal.
Medo do fracasso
O medo do fracasso pode ser imobilizante quando ele ocorre, nos impedindo de fazer qualquer coisa. Esta auto-sabotagem pode aparecer na forma de procrastinação, perfeccionismo, ansiedade, relutância de tentar coisas novas e baixa autoestima ou autoconfiança.
Visualização é uma ferramenta poderosa para definir objetivos. Comece com alguns objetivos pequenos e os faça apenas um pouco desafiadores. Visualização também é um método de relaxamento renomado. Você pode utilizá-lo para se visualizar superando o seu medo ou para invocar calma sempre que se sentir sobrecarregado pelo medo. A resposta do cérebro a cenários imaginados é frequentemente similar à sua resposta ao sucesso e fracasso na vida real, então faça a visualização parte do seu kit de bem-estar mental.