Saúde Emocional Infantil em Foco: as sequelas causadas pela pandemia e como reequilibrar as emoções

28/12/2020, Aromaterapia, Nenhum comentário

Depois de  tantos meses dentro de casa, aos poucos as crianças voltam às rotinas de suas atividades, como escola e aulas esportivas. Mas ainda existe um medo que ronda a vida dos pequenos nesta volta ao “novo normal”, mesmo sem a vacina ter chegado. São angústias causadas por situações como o afastamento de familiares – como os avós -, notícias veiculadas na mídia e a perda de pessoas queridas. E a quantas anda a saúde emocional das crianças e como ajudá-las a processar suas emoções neste ano tão difícil? Conversamos com a terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, também pedagoga,  que fala sobre o papel da aromaterapia e dos florais de Bach como grandes aliados dos pais neste momento, para reequilibrar as emoções das crianças. Ela acaba de lançar uma linha com produtos que associam Florais de Bach a óleos essenciais, cada um com uma finalidade, em seu e-commerce da Mona´s Flower.

AR – Como os óleos essenciais podem reequilibrar as emoções?

As moléculas químicas presentes nos óleos essenciais, quando inaladas, agem diretamente no sistema límbico. O sistema límbico é uma região no cérebro que regula as emoções e, por sua vez, está diretamente ligada ao sistema olfatório. Quando inalamos óleos essenciais, o sistema límbico reconhece essas moléculas e elas agem equilibrando as emoções. Por exemplo, o óleo essencial de laranja doce, presente no Pomanderzinho Alegria, tem uma molécula (um monoterpeno) chamada limoneno que, ao chegar no sistema límbico, traz bem-estar, diminui a tristeza.

AR – O que é a aromaterapia e como pode ser feita em crianças?

Aromaterapia é uma terapia natural, que utiliza as propriedades dos aromas de óleos essenciais , extraídos de plantas com moléculas olfativas, que estimulam diferentes partes do cérebro, atuando no campo físico e emocional. Óleos essenciais são naturais e puros, portanto absorvidos pelo organismo, agindo diretamente no sistema límbico, responsável pelas as emoções.  São completamente  diferentes das essências, que são sintéticas( aromas provenientes laboratório) e não absorvidas pelo organismo

Em crianças, a aromaterapia pode ser aplicada pela difusão aérea com a ajuda de difusores ou aplicando os sprays no ambiente, massagens principalmente nos pezinhos e banhos. O que é muito importante é se atentar para quais são os óleos essenciais que podem ser utilizados em  crianças, a dose deve ser reduzida em até quatro vezes com relação à dose aplicada em adultos e SEMPRE deve ser adequadamente diluído.  Aromaterapeutas e pediatras podem ajudar nessas orientações, pois estão diretamente ligadas à idade da criança, sintomas e método de aplicação escolhido.

AR – Os pais precisam tomar algum cuidado específico durante a aromaterapia para os filhos?

Os óleos essenciais são tóxicos, eles têm uma química muito forte, mesmo que natural. Os pais precisam tomar cuidado na aromaterapia. O Pomanderzinho® foi construído de uma forma segura, porque os óleos essenciais são os mais seguros para as crianças e estão diluídos, por isso que pode se usar tranquilamente.

AR – Qual a relação entre a liberação de ocitocina e a aromaterapia?

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e que desempenha importantes funções no comportamento humano, incluindo as crianças – confiança, ansiedade, vínculo do bebê com a mãe – são alguns dos comportamentos regulados pela ocitocina. A ocitocina é reconhecida como o alimento do carinho, o “hormônio do amor”. Considerando que os óleos essenciais utilizados na Aromaterapia atuam diretamente no sistema límbico (local do cérebro responsável pelas emoções) e que o hipotálamo faz do sistema límbico, fica fácil relacionar a ação dos óleos essenciais na regulação da produção de ocitocina. Alguns óleos essenciais, como é o caso da lavanda e da camomila romana, presentes no Pomanderzinho Abraço de mãe, melhoram os níveis de ocitocina nas crianças e, com isso, a criança rompe a dificuldade de se socializar, por exemplo, trazendo confiança. Esses óleos essenciais também são capazes de diminuir a ansiedade nas crianças, com isso a criança melhora a sua capacidade cognitiva.

AR – Em tempos de pandemia, qual o papel das terapias complementares para as crianças?

As terapias complementares são poderosas ferramentas para esse momento de pandemia, onde as emoções das crianças estão muito desiquilibradas, principalmente porque elas espelham o sofrimento dos adultos, dos pais. E os pais também estão sofrendo e as crianças por tabela se sentem mais inseguras e essas dores emocionais podem ser tratadas com as terapias complementares, que são leves, não causam nenhum tipo de contra-indicação e seguem em paralelo com o tratamento convencional.

AR – Como os pais podem identificar que a criança está precisando de um tratamento com aromaterapia?

A partir de qualquer desequilíbrio emocional como: medo excessivo , regredir em algumas coisas como xixi na cama, não dormir sozinho, choro descontrolado , tristeza , quietude demasiada, dificuldade de foco, dificuldade em interagir.

AR – A partir de qual idade é recomendado?

No parto a mãe já pode se beneficiar da aromaterpaia, com o uso do óleo essencial de lavanda, perfumando a sala de parto, assim beneficiar mãe e bebê. Após o nascimento é recomendado a partir de 6 meses.

AR – Quais foram os tratamentos mais procurados para as crianças na pandemia?

Durante a pandemia sentimentos como medo e ansiedade foram os maiores motivos na procura por terapia floral e aromaterapia .

AR – Passar a tratar a pessoa com terapias alternativas desde a infância ajuda no equilíbrio da saúde?

A aromaterapia entra como recurso quando aparecem emoções em desequilíbrio (medo , agitação , falta de foco , tristeza, hiperatividade , ansiedade). Em tempo: jamais abandonar o tratamento médico , aromaterapia é terapia complementar.

Fonte: https://www.annaramalho.com.br/saude-emocional-infantil-em-foco-as-sequelas-causadas-pela-pandemia-e-como-reequilibrar-as-emocoes/

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x