O que é Ayurveda? Saiba mais sobre esse sistema de medicina milenar

05/08/2021, Aromaterapia, Nenhum comentário

Ayurveda é um termo em sânscrito que significa “Ciência da Vida”.

Ayu = Vida

Veda = Conhecimento

É um sistema de cura, uma medicina, que surgiu na Índia. Este sistema de cura vem sendo praticado na Índia por mais de 5 mil anos.

Os 5 elementos

Segundo a Ayurveda, tudo no universo é composto pelos 5 elementos. O homem é um microcosmo da natureza, assim os 5 elementos que estão na natureza também existem dentro de cada indivíduo. Como por exemplo:

ÉTER são os espaços do corpo: boca, nariz, trato gastrointestinal…

AR é o elemento do movimento: pulsações do coração, expansão e contração dos pulmões…

ÁGUA manifesta-se nas secreções dos sucos gástricos, glândulas salivares, plasma…

TERRA é a estrutura sólida: ossos, cartilagens, unhas, músculos, tendões, pele e cabelo…

FOGO que está ligado ao metabolismo: sistema digestório, nas células cerebrais (inteligência), ativa a retina…

Doshas

Os 5 elementos fazem parte da nossa constituição física, manifestados pelos chamados Doshas. Doshas são funções, existem 3 grupos de funções em nosso organismo: Vata, Pitta e Kapha. Os Doshas surgem no momento da concepção e todos nós temos os 3 Doshas, mas 1 ou 2 podem ser predominantes, há casos de serem os 3 predominantes.

ÉTER E AR > VATA

FOGO E ÁGUA > PITTA

ÁGUA E TERRA > KAPHA

Vata

Vata significa “aquilo que move as coisas”. É responsável por todos os movimentos do corpo, é a força primária do sistema nervoso.

As pessoas que possuem a preponderância deste Dosha em sua constituição são, geralmente, magras, podendo ser altos ou baixos, mas sua estrutura é frágil, ombros e quadris estreitos, as articulações são secas, barulhentas e protuberantes. Podem comer muito, mas não engordam. Possuem apetite irregular e podem passar longas horas sem comer. A pele costuma ser seca, devido a falta do elemento água em sua constituição. Os dentes são pequenos, protuberantes e podem ser tortos. Os olhos são pequenos, os cabelos finos e podem ser encaracolados. Mãos e pés gelados. Não toleram o tempo frio e seco, tendem a sentir muito frio. O sono é leve e acordam com qualquer barulho, dormem pouco e sem horários definidos. Possuem uma mente rápida e ativa, aprendem em um piscar de olhos, mas esquecem com a mesma rapidez. São pessoas superativas, mas se cansam com facilidade, podendo até chegar à exaustão.

Quando este Dosha está em equilíbrio, as pessoas costumam ser entusiasmadas, gostam de novidades. São sensíveis, criativas, ágeis, felizes, comunicativas, adoram a liberdade e fazem amigos com facilidade. Em desequilíbrio, tornam-se angustiadas, ansiosas e sofrem de insônia, prisão de ventre, gases e flatulências. Ficam hipersensíveis e inseguras na hora de tomar decisões, tornam-se contraditórias, imprevisíveis, instáveis como o vento e tendem a ter medo.

Pitta

Pitta significa “aquilo que transforma”. É responsável por todas as transformações metabólicas e químicas no corpo.

As pessoas que possuem a preponderância deste Dosha em sua constituição tem, geralmente, estrutura corporal média, mantem o peso e conseguem desenvolver uma boa musculatura. Tem excelente digestão e bastante apetite, ficam irritadas se pulam ou atrasam uma refeição. A pele costuma ser clara ou corada, algumas vezes com sardas ou tendências a manchar. Os dentes são de tamanhos moderados e gengivas macias, os cabelos são macios e com tendência a ficarem grisalhos precocemente e os homens a ficarem calvos. Tem sono profundo em curtos períodos de tempo. Tem a temperatura do corpo alta, por isso transpiram bastante e ruborizam com facilidade, são avessas ao calor e à exposição solar prolongada. São inteligentes e possuem raciocínio rápido e a mente tem poder de foco e organização.

Quando este Dosha está em equilíbrio, as pessoas costumam ser determinadas, calorosas, precisas, com grande capacidade de liderança e realização e assertivas em suas decisões. Em desequilíbrio tornam-se impacientes, frustradas, agressivas, irritadiças, intimidadoras, manipuladoras e competem de uma forma desenfreada. O senso crítico fica exacerbado, tornam-se sarcásticas e sua busca pela perfeição leva à intolerância. Sofrem com indigestão e azia e apresentam erupções na pele.

Kapha

Kapha significa “aquilo que une”. É estrutura, nutrição dos tecidos, lubrificação e afeto.

As pessoas que possuem a preponderância deste Dosha em sua constituição tem, geralmente, estrutura corporal sólida, tendência a obesidade. Podem ficar longos períodos sem comer, mas sua fome é emocional. Possuem digestão lenta e podem sentir-se pesadas após as refeições. A pele costuma ser oleosa, os dentes são fortes, os cabelos volumosos e brilhantes. O sono é pesado e profundo, transpiram pouco e detestam o tempo frio e úmido, pois tendem a acumular muco. Seus movimentos são lentos, mas possuem grande força física. Aprendem devagar, porém sua memória é ótima.

Quando este Dosha está em equilíbrio, as pessoas costumam ser calmas, tranquilas e com bom nível de energia. São pacientes, pensativas, devotadas e amorosas. Gostam de rotina, são constantes, coerentes, leais, fortes e protetoras, sua fala é clara e muito concisa. Em desequilíbrio apresentam preguiça, letargia, fadiga, depressão, dificuldade para expressar os seus sentimentos, ficam ciumentas, saudosistas, avarentas, superprotetoras e apegadas. Tornam-se resistentes a qualquer mudança. Sofrem com obesidade, apresentam retenção de líquidos, excesso de muco congestionando o nariz e até mesmo os pulmões.

Nossa linha Pomander Ayurveda une os benefícios da Aromaterapia e dos Florais de Bach Originais™ para reestabelecer o equilíbrio em nossos doshas.

Dosha Pitta = fogo, em desequilíbrio precisa de frescor, calma e moderação.
Dosha Vata = ar, em desequilíbrio precisa de calor, aterrar e rotina.
Dosha Kapha = água e terra, em desequilíbrio precisa de estimulação, secagem e expressão.

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x