Aromaterapia: conheça os óleos essenciais indicados para cada sintoma da menopausa

25/01/2021, Aromaterapia, Nenhum comentário

Dores de cabeça, cansaço, insônia e ondas de calor são sintomas comuns na menopausa e que pioram a qualidade de vida das mulheres. Para quem não quer ou não pode recorrer à reposição hormonal, outras alternativas podem ser usadas para amenizar o mal-estar e uma delas é a aromaterapia. Os óleos essenciais, que são substâncias extraídas geralmente de flores e folhas de algumas plantas, podem ter um efeito terapêutico e cada cheiro pode ser mais eficaz para uma queixa específica. Eles podem ser usados em difusores ou em massagens.

“Através do olfato, os óleos essenciais ativam nossas emoções, o organismo reconhece que é natural e absorve”, afirma a terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato, à frente da Mona´s Flower. “É possível minimizar os sintomas de forma natural e sem efeitos colaterais”.

Para cada desconforto da menopausa, Márcia indica algumas soluções específicas. Para as dores de cabeça, por exemplo, ela recomenda o óleo de hortelã pimenta que proporciona relaxamento e tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos. “Todas essas propriedades ajudam a reduzir as dores de cabeça”, garante.

Para os temidos fogachos, a principal indicação é o óleo de camomila. Ele tem diversas propriedades. “Serve para tratar estados mentais de depressão e ansiedade e tem propriedades calmantes. Na menopausa, ameniza as ondas de calor e a irritabilidade”, diz Márcia.

O de gerânio, segundo ela, atua como um potente regulador hormonal natural também. “Ele é capaz de trabalhar as emoções durante a menopausa, melhorando o humor e afastando a depressão”, explica. Ele também é eficaz no combate ao ressecamento da pele e tem propriedades anti-idade. Esse óleo deve ser usado diluído em óleo vegetal.

Para insônia, Márcia indica o óleo essencial de lavanda. “A composição química tem o acetato de linalila, com ação sedativa no sistema nervoso central. Ele proporciona um relaxamento profundo, diminuindo o hormônio do estresse e controlando sudorese”, garante. Para melhorar a disposição, o óleo indicado é o de alecrim, que ativa a memória e trata estados de esgotamento mental.

Outra queixa comum nesse período é a baixa de líbido. A aromaterapia também tem uma indicação para isso: os óleos Ylang Ylang e de sândalo. “O Ylang ylang é amplamente utilizado como afrodisíaco em todo o mundo da aromaterapia e é um dos melhores óleos essenciais para o sexo”, esclarece Márcia Rissato. “Afinal, seu aroma floral suave é atraente para quase todos”. O óleo de sândalo tem um aroma balsâmico: “quente, exótico , sedutor e altamente relaxante”, classifica a aromaterapeuta.

Quem quiser experimentar pode colocar algumas gotas dos óleos em um difusor com água, com cuidado para não exagerar na quantidade, e deixar o cheiro se espalhar pelo ambiente, ou utilizar em uma automassagem. “A planta dos pés é uma poderosa porta de entrada para a ação terapêutica dos óleos essenciais , sempre diluídos em óleo vegetal ou creme neutro”, aconselha Márcia.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/aromaterapia-conhe%C3%A7a-os-%C3%B3leos-essenciais-070040152.html

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x