Todos sabemos que nosso bem-estar emocional pode influenciar como nós pensamos, nos sentimos e nos comportamos no nosso dia-a-dia. Ele também pode afetar nossa capacidade de gerenciar o estresse e de nos adaptarmos à mudanças, construir relacionamentos e tomar o controle do nosso equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Cuidar do seu bem-estar emocional não significa necessariamente estar se sentindo 100% o tempo todo. Em vez disso, trata-se de nutrir as habilidades e os recursos certos para estar equipado para gerenciar os altos e baixos inevitáveis da vida.
Aceitação
Todos os dias nós fazemos decisões, e algumas vezes fazemos as decisões erradas. No entanto, é importante lembrar que todo dia é cheio de chances de deixar para lá e alcançar a aceitação em situações difíceis. Não precisa ser um gesto grande. Algo simples como perdão, e perdoar a si mesmo, pode muitas vezes aliviar a sua carga.
As melhores maneiras de se tentar entender o que exatamente está te causando angústia e medo são a visualização e o journaling.
Este exercício é uma ótima ferramenta para encorajar a auto aceitação a qualquer momento, em qualquer lugar, além de também ser uma atividade útil para garantir que você tenha equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Você pode repetir esse processo quantas vezes achar que precisar, e com sorte você irá começar a sentir mais clareza e controle sobre o seu estresse.
Gratidão
É fácil ficar tão preso em seus pensamentos negativos que você perde o contato com todas as coisas que você tem na vida para agradecer. Journaling vem em diversos formatos e é uma ótima ferramenta para entender seu próprio bem-estar emocional. Seus pensamentos frequentemente podem afetar as suas ações e aproveitar o poder da gratidão e do pensamento positivo pode te ajudar a viver uma vida melhor.
A simples prática de refletir sobre o que você é grato pode ajudar a guiá-lo na direção de uma vida mais feliz e contente. Você vai ganhar uma compreensão melhor de si mesmo no processo, e uma nova perspectiva que irá levá-lo a ver as bênçãos disfarçadas.
Autoestima e autoconfiança
Todos nós já experienciamos momentos em nossas vidas em que nos falta confiança e em que não nos sentimos bem sobre nós mesmos. Mas quando a baixa autoestima se torna um problema mais permanente, ela pode ter um efeito negativo no nosso bem-estar emocional. Durante esses períodos, nós tendemos a ver as coisas sob uma luz mais negativa ou crítica, nos sentimos menos capazes de enfrentar os desafios da vida. Quando estas emoções negativas aparecem e você se encontra criticando a si mesmo, tente pensar sobre o que você diria para um amigo em uma situação parecida. Seja gentil consigo mesmo, lembre-se de tudo que você já alcançou.
Aqui estão algumas técnicas simples que podem te ajudar a restaurar um pouco de autoestima e confiança:
Autocuidado
As pessoas frequentemente ignoram a importância do autocuidado, vendo isso como algo indulgente ou um passatempo para aqueles que têm muito tempo livre. No entanto, uma das melhores coisas que você pode fazer para si mesmo é cuidar de si. Se você está exausto ou sobrecarregado, será ainda mais difícil estar presente para os seus amigos e família.
Estresse na vida ou no trabalho significa que muitas vezes sentimos a necessidade de trabalhar até tarde, ou temos dificuldade de relaxar à noite, ainda mais quando tantos estão trabalhando de casa. Trabalhar demais não é útil e é, na verdade, improdutivo.
Mantenha-se otimista
Agora mais do que nunca, nós estamos vivendo vidas ocupadas e estressantes, o que faz com que situações negativas possam ocorrer regularmente, deixando difícil manter-se otimista o tempo todo. Separar um tempo específico para conscientemente apoiar seu bem-estar emocional pode te dar uma sensação de propósito, além de também fazer você se sentir bem.
Isso pode ser alcançado através de um tempo para conectar-se com amigos e família, ter pensamentos positivos através da prática de mindfulness, ou talvez simplesmente através de ouvir sua playlist favorita.
Melhorar seu humor e manter-se otimista não é sobre fazer grandes mudanças; muitas vezes, são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Silencie seu crítico interior e abra espaço para pensamentos positivos. Cerque-se de um sistema de apoio que eleva e conforta, ouve e orienta. Nunca se sinta inadequado por ser você mesmo.
Peça ajuda
Se você está constantemente se sentindo um pouco sobrecarregado, não tenha medo de pedir ajuda a um parceiro ou amigo, seja compartilhando tarefas, ou simplesmente para cuidarem das crianças por algumas horas enquanto você descansa. Mas se você sente que seu bem-estar emocional pode precisar de ajuda profissional, há diversos recursos disponíveis para ajudar! Não sofra em silêncio.