O que você está realmente sentindo – Focando no positivo quando as emoções estão à mil

23/03/2023, Dicas e Variedades, Nenhum comentário

Todos sabemos que manter a positividade durante períodos desafiadores pode nos ajudar a longo prazo, mas muitas vezes, isso é mais fácil de falar do que fazer! Quando nossas emoções estão à mil, nossa mente pode entrar facilmente no modo de “luta ou fuga”, perdendo a habilidade de se manter calmo, retomar o controle e tomar decisões de cabeça fria. Além disso, emoções podem ser difíceis de entender — não é sempre sobre se sentir ‘triste’ ou ‘bravo’ ou ‘estressado’. Às vezes nossas emoções ficam confusas, nos deixando perdidos e presos em uma rotina. 

Sentir emoções “negativas” é uma parte normal da vida — nós não saberíamos apreciar os positivos ou sentir equilíbrio nas nossas emoções sem elas. Cuidar do seu bem-estar emocional e manter-se positivo não é sobre erradicar completamente as emoções confusas, mas sobre nutrir as habilidades e recursos certos para ser capaz de gerenciar os altos e baixos da vida.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a ganhar autoconsciência e aprender a focar no positivo quando as emoções estão à mil.

Autoconsciência

O primeiro passo é identificar exatamente como você está se sentindo. Anote as seguintes perguntas, junto com a primeira coisa que vem à sua mente em resposta:

  • O que eu estou sentindo agora?
  • O que está me incomodando agora?
  • O quão importante é isso?
  • O que faria eu me sentir melhor agora?

Às vezes, ver as coisas dispostas na frente dos nossos olhos pode nos ajudar a entender melhor a situação. Avaliar o quão importante são as coisas também é um ótimo exercício para ajudar a priorizar e gerenciar nossas emoções. Nós sabemos como é fácil ficar sobrecarregado com os desafios em nossas vidas, e apesar de haver algumas coisas que são definitivamente importantes, às vezes podemos perceber que estávamos nos agarrando a algo que não importava tanto.

Definição de metas

Definir metas se trata de começar pelas coisas pequenas e achar aquilo que é realista e alcançável. Você deve encontrar metas que vão te ajudar a alcançar as coisas sem aumentar a pressão — você deve querer trabalhar de maneira mais inteligente, e não trabalhar mais. 

Anote suas três maiores prioridades e divida-as em tarefas curtas e alcançáveis que você pode realizar todos os dias em direção ao seu objetivo. Então, anote três atividades de autocuidado. Elas podem ser qualquer coisa, desde praticar meditação, ler um livro antes de dormir ou fazer journaling. Todos os dias, tente garantir que você faça uma dessas atividades além das suas outras tarefas. Com o tempo, estas coisas se tornarão hábitos, levando a uma mudança de comportamento gradual que deve te ajudar a ganhar mais controle sobre você e suas emoções.

Faça uma pausa

Apesar de ter metas ser importante, às vezes a melhor coisa a se fazer quando você está se sentindo sobrecarregado é fazer uma pausa e tomar conta de você mesmo. Chegar ao ponto de burnout nunca é divertido e há um limite para o que nossa mente e nosso corpo aguentam, então garanta que você está reservando um tempo para si mesmo todos os dias. Permita-se dormir até tarde se você realmente precisar, permita-se comer aquela fatia de bolo, permita-se satisfazer suas vontades por um tempo para te dar a melhor chance de sucesso no dia seguinte.

Mova seu corpo

É evidente que fazer exercícios regularmente é bom para você — a prática libera serotonina, conhecida como ‘o hormônio da felicidade’. No entanto, mover o seu corpo não significa que você precisa ficar horas na esteira 6 vezes por semana. Variar a sua rotina tentando coisas como pilates, yoga, HIIT, caminhada, alongamento e natação pode ajudar a manter as coisas interessantes e divertidas. Ouvir podcasts ou livros de autoajuda enquanto você se exercita também é uma ótima maneira de se sentir mais positivo tanto física quanto mentalmente. Com o tempo, você vai descobrir que se exercitar é a maneira perfeita de desprender-se de emoções e clarear a mente.

Diga não

Se sentir empoderado para dizer não às coisas que podem ter um grande impacto no seu bem-estar emocional. É tão fácil ultrapassar os nossos limites tentando agradar os outros ou provar para nós mesmos que ‘nós damos conta’. Mas aprender a ser resiliente também significa aprender a dizer não. Aprender a dizer não pode ter um impacto positivo não só no seu bem-estar, mas ajudar a estabelecer relacionamentos justos e confiáveis com outras pessoas. Se alguma vez você se sentir em dúvida ou pressionado, volte à lista de objetivos que você fez — esta coisa extra vai te ajudar a alcançar algum deles? É uma prioridade? Se não for, então proponha deixar para um outro momento ou simplesmente diga não.

Converse com amigos

Permanecer conectado a amigos próximos e à família pode nos ajudar a enfrentar períodos desafiadores com um sorriso no rosto. Quer você precise de um ombro amigo, ou possa ajudar a apoiar alguém, conversar com as pessoas é a única maneira de saber disso. A vida de ninguém é perfeita e compartilhar nossas preocupações e ouvir a dos outros em troca pode nos ajudar a lembrar de que não estamos sozinhos.

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x