Entendendo como o sono e o estresse afetam as crianças

03/05/2023, Dicas e Variedades, Nenhum comentário

Crescer é cheio de altos e baixos, mas mais importante do que isso, é algo cheio de mudanças e coisas novas que podem deixar as crianças sobrecarregadas. Apesar de os pais esperarem que as vidas dos seus filhos sejam cheias de brincadeira e alegria, eventos como mudar de casa, um novo irmão, dormir em seu próprio quarto, começar a ir na escola, fazer amigos, ir ao médico ou aprender habilidades novas como natação, podem causar estresse e preocupação à criança.

Quando as crianças estão estressadas, elas podem ter mais dificuldade para dormir e podem acordar mais vezes durante a noite, o que pode levar a um ciclo de estresse e insônia. Fizemos uma lista de informações e dicas úteis para te ajudar a entender a importância do sono e como controlar melhor os níveis de estresse dos seus filhos:

  1. Rotina matinal

A consistência é fundamental para as crianças e ter uma rotina estável de manhã e à noite pode ajudá-las a se sentirem mais confortáveis, diminuir seus níveis de estresse e melhorar seus hábitos de sono. Tente acordar as crianças no mesmo horário toda manhã e siga um padrão similar para se arrumarem. Talvez eles tomem o café da manhã primeiro, depois se troquem, talvez você escute o rádio no carro, só garanta que as coisas se mantenham consistentes.

  1. Comunicação

Se você começar a ver sinais de estresse nos seus filhos, como dificuldade para dormir, agitação, irritação, dificuldade em se concentrar, ou outros sintomas físicos, crie um ambiente confortável para eles se abrirem e conversarem sobre suas preocupações. Deixe eles saberem que está tudo bem em se sentir daquele jeito, para que eles saibam que sempre podem ir até você quando se sentirem estressados.

  1. Prepare as crianças para mudanças

Avise seus filhos sobre futuras mudanças com antecedência, para que eles tenham tempo de aceitar a mudança e se preparar para ela. Converse com eles sobre o que vai acontecer e dê alguns detalhes positivos sobre a mudança que está por vir. Por exemplo, se você está se mudando para um lugar novo, ache algumas atividades interessantes que seus filhos podem realizar na nova vizinhança.

  1. Deixe situações desafiadoras divertidas

Algumas coisas novas podem ser difíceis para as crianças aceitarem, como ir ao médico pela primeira vez ou trocar de escola, mas achar maneiras de deixar essas situações divertidas ou interessantes para as crianças pode ajudar a relaxá-las e deixar a experiência mais positiva. Por exemplo, se seu filho tem uma consulta que está deixando ele estressado, leve jogos com você para jogar na sala de espera, ou transforme isso em um ‘dia divertido’ indo ao cinema ou ao parquinho logo depois.

  1. Fique calmo

As crianças vão olhar para os pais quando se sentirem inseguras sobre as coisas e estiverem com dificuldade de controlar suas emoções, e apesar de os pais poderem estar lidando com suas próprias preocupações, ser uma presença calma e consistente na vida dos seus filhos pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e saberem que não precisam se preocupar. É claro que comunicação é importante, então se você está tentando se acalmar, garanta que você ainda está permitindo que seus filhos façam perguntas e falem sobre suas preocupações. Mindfulness é uma palavra popular entre os adultos, mas ela também pode ser utilizada para ajudar as crianças com seus próprios problemas. Há vários vídeos de mindfulness e meditação para crianças no Youtube que vocês podem testar juntos!

  1. Crie uma rotina noturna calmante

O estresse pode causar dificuldade para dormir nas crianças, mas implementar uma rotina consistente antes de dormir pode ajudá-los a relaxar. Algumas dicas incluem ter um jantar em família, conversar sobre a melhor parte do seu dia, preparar um banho para eles, ler uma história de ninar, e garantir que eles estão indo dormir no mesmo horário toda noite.

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x