No primeiro ano de vida, um bebê vivencia uma infinidade de situações que afetam seu estado de ânimo: aprende a mamar, cria uma rotina de sono, se adapta aos cuidados com outras pessoas que não seja a mãe, começa a dar os primeiros passos e surgem os dentinhos. Diante de tanta novidade, é muito comum que os pais busquem alternativas que minimizem os impactos de cada um destes eventos. Os Florais de Bach auxiliam a equilibrar as emoções tanto dos pais como, principalmente, dos bebês.
Muitas problemas cotidianos simples, mas que atrapalham a rotina, incomodam a família que tem bebês. É comum chegarem queixas de mães que não conseguem deixar seus filhos sob os cuidados de outras pessoas porque a criança chora muito, é muito apegada à mãe.
— Também é comum presenciar bebês agitados demais e outros com preguiça de engatinhar ou andar. Para eles, eu indico os Florais de Bach originais — comenta Maria Aparecida das Neves, educadora e terapeuta floral.
Os Florais de Bach não possuem nenhum tipo de contra-indicação. É necessário, no entanto, que um especialista avalie a pessoa para recomendar as melhores essências.
— É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
Situações mais comuns
Maria Aparecida listou algumas situações comuns entre os bebês e mostra quais os florais mais recomendados para cada uma delas:
• Sono
São comuns os relatos de bebês que trocam o dia pela noite ou têm dificuldade para dormir devido à agitação. Para eles, o ideal é usar o Rescue Kids. O Rescue Kids é uma versão infantil do Rescue Remedy, fórmula mundialmente conhecida composta por cinco Florais de Bach: Rock Rose, indicado para estresse e ansiedade; Impatiens, para diminuir a impaciência e irritação; Clematis, para desatenção; Star of Bethelem, para aliviar traumas e agitação; e o Cherry Plum, para controlar pensamentos irracionais. O diferencial do produto, em comparação com o Rescue Remedy que já está no mercado, é que essa formulação não contém álcool e já vem pronta para uso, ou seja, não requer diluição em frasco plástico.
• Pesadelos
Algumas mães relatam que os filhos acordam assustados, de maneira repentina, como se tivessem saído de um pesadelo. Se esta situação acontecer repetidamente, o floral Rock Rose pode ajudar: ele elimina o pavor noturno resultante da exposição do bebê a situações novas e desconhecidas.
• Agitação
Queixa comum, a agitação impede que o bebê durma e se alimente de forma satisfatória. O floral Impatiens é importante para dar paciência e tranqüilidade. Também é indicado o Rescue Kids, para equilibrar as emoções do bebê.
• Apego à mãe
Passada a licença-maternidade, muitas mães precisam voltar ao trabalho e deixar seu bebê sob os cuidados de um berçário, babá ou dos avós. Há crianças que sofrem demais com a ‘separação’. Neste caso, o floral Chicory trabalha o desapego. Aqui, é importante dizer que as mães também podem tomar esse floral, já que muitas delas não conseguem deixar seus filhos e acabam passando essa insegurança para o bebê.
• Nascimento dos dentes e outras situações estressantes
O Rescue Kids é sempre um poderoso aliado nestas situações. Outros florais também ajudam: Cherry Plum permite o resgate da quietude anterior, importante para bebês que ficam excessivamente aflitos e descontrolados, enquanto Impatiens traz paciência e Walnut ajuda na adaptação da criança a este momento.
• Preguiça para engatinhar e andar
Mesmo sem ter nenhum problema fisiológico, muitos bebês parecem ter preguiça de engatinhar ou andar. O floral Hornbeam ajuda a dar estrutura, ou seja, traz a energia da terra que sobe pela coluna e dá forças para o bebê manter-se ereto.
Os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender. Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia a dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo. A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contraindicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.