Por Maria Aparecida das Neves
Tomar uma decisão e não ter a certeza de que a escolha foi a melhor é angustiante. Mais ainda é a situação de uma pessoa que precisa tomar decisões, mas não consegue. É um eterno indeciso. E o que dizer dos que sempre desanimam quando se deparam com um obstáculo; os que vivem sem encontrar sua verdadeira vocação ou dos eternamente desanimados e sem fé?
A incerteza e a insegurança são sentimentos tão negativos – que trazem tanto sofrimento – que o médico inglês Edward Bach, em seus sistema universal de cura, os Florais de Bach, criou um grupo que reúne os florais mais indicados para tratá-los. São gotinhas poderosas para resgatar a fé, a confiança em si mesmo, o equilíbrio e a determinação. Vamos conhecê-los?
O Cerato é a essência indicada para quem toma uma decisão e depois duvida de sua própria capacidade de decidir. Precisa dos conselhos e aprovação de outros para ir em frente. São pessoas que falam muito, perguntam muito, vão pela cabeça dos outros e, frequentemente, erras. Ou aquelas que precisam da opinião do outro para tornar claros os seus pensamentos. E vivem pedindo conselhos …
Com Cerato, a pessoa resgata a confiança em sua intuição e em suas decisões e passa a acreditar em sua capacidade de julgar.
Scleranthus é o floral recomendado para os que estão sempre indecisos e ficam angustiados com isto. Estão sempre divididos entre duas situações ou duas alternativas. Também é indicado para instabilidade emocional ou quem sofre com oscilações súbitas – passando da felicidade ao choro; da amabilidade à revolta.
O floral traz equilíbrio, determinação e confiança para decidir de maneira correta instantaneamente. Ajuda a escolher com rapidez e, assim, aproveitar as oportunidades que podem surgir ao longo da vida.
O floral Gentian ajuda aqueles que desanimaram frente a um obstáculo e deixaram de acreditar. É a essência que resgata a fé. É indicado para quem está melancólico, pessimista e cético ou abatido após fraquejar diante de um obstáculo. Gentian transforma o pensamento pessimista em um espírito otimista.
Para quem perdeu a esperança e está desanimado existe o Gorse. Segue um exemplo: numa doença crônica, por exemplo, quando vários tratamentos não obtiveram êxito, a pessoa abandona qualquer esperança de melhora e acredita que nada poderá ajudá-lo.Quando busca ajuda – geralmente para agradar a família – não confia que lhe fará bem.
Gorse fará com que a pessoa ganhe esperança, perspectiva e espírito de luta. Tudo o que é necessário para resgatar o ânimo e a vontade de vencer.
Há pessoas que sofrem com fadiga mental. Têm dificuldade para enfrentar a rotina e o dia a dia. Deixam as coisas de lado, adiam tarefas, sentem-se cansadas antes mesmo de começar suas tarefas diárias. Para elas, a vida é pesada demais e não dá para suportar a rotina.
Elas precisam do floral Hornbeam para ganhar energia, vitalidade e resgatar bons pensamentos.
O último floral deste grupo é o Wild Oat. É apropriado para para aqueles que não encontram sua verdadeira vocação e, por isso, não se sentem realizados e satisfeitos. Sentem que sempre há algo que, intimamente, lhes falta.
Com essa esta essência, a pessoa passa a definir com clareza o que deseja e sente alegria pelo que realiza. Cria suas oportunidades e atrai ajuda para realizar. É uma essência recomendada para quem está no momento de escolher uma carreira.
É sempre bom lembrar: procure um terapeuta floral para que ele indique as melhores essências para cada caso. Com os Florais de Bach adequados, independentemente do problema, o alívio certamente virá. E você poderá viver com mais harmonia, pode acreditar.
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Grupo Essence, empresa que comercializa e distribui Florais de Bach e produtos de Aromaterapia.