O estresse pode nos afetar de diversas maneiras, da mente ao corpo. Mas entender esses efeitos e como controlar nosso estresse pode ser um pouco difícil às vezes. A maior parte de nós sabe dizer quando estamos nos sentindo estressados, mas o que está realmente acontecendo com o nosso corpo? Há muitos tipos diferentes de estresse e eles podem nos afetar de diversas maneiras diferentes. Podemos ter estresse físico devido à ferimentos, poluição, fadiga e trabalho; estresse psicológico, ligado às nossas emoções; podemos sentir estresse psicossocial, devido à relacionamentos, falta de apoio social ou isolamento; e também podemos sentir estresse psico-espiritual, que pode ser ligado à falta de realização ou ao questionamento de valores. Então, quais são os sinais de estresse?
Efeitos do estresse no corpo
O efeito de estresse no corpo é, muitas vezes, uma das primeiras coisas a aparecer. Os hormônios do estresse são os mesmos que causam a resposta de lutar ou fugir. Você pode notar que sua respiração acelera, seu coração bate mais rápido e seus músculos tensionam. Por exemplo, se você está trabalhando com um prazo e está vendo o tempo passar, isto pode causar respostas nervosas como pernas inquietas, morder a caneta ou até mesmo palpitações. Dores de cabeça de tensão também são uma resposta comum ao estresse, caracterizadas por uma dor de cabeça incômoda e uma sensação de pressão ou tensão na testa, nas têmporas e na parte de trás da cabeça.
Lembre-se de prestar atenção aos sinais do seu corpo e reservar um momento do seu dia para encontrar um pouco de calma.
Problemas para dormir
Depois de um dia ocupado e exigente, pode ser difícil “se desligar” quando você chega em casa. Frequentemente, você pode se encontrar ainda pensando em todas as coisas que precisam ser feitas à noite em casa. A tecnologia tem um papel importante nisso, desde receber emails o tempo todo, receber ligações do trabalho fora do horário comercial, e postar updates nas redes sociais, é provável que você esteja enfrentando “sobrecarga de smartphone”. Estresse e insônia são uma epidemia crescente, impulsionada por vidas conectadas 24/7 e o equilíbrio das crescentes pressões da vida, e um estudo feito por Rescue Remedy® mostrou que eles afetam 73% das pessoas ao menos uma vez por semana globalmente. Pensamentos repetitivos, inquietação e sonhos vívidos ou perturbadores são todos sinais de estresse. Estresse e insônia também são um ciclo vicioso — quanto mais estressado você se sente, menos você dorme e quanto menos você dorme, mais estressado você se sente no dia seguinte.
Trabalho
Apesar de o trabalho ser frequentemente a causa número um de estresse, estar estressado também pode ter um impacto negativo na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho. Você pode experienciar falta de motivação e dificuldade em concentrar-se por muito tempo, constantemente começando e parando tarefas. Ver uma lista de coisas a fazer que nunca acaba pode ser extremamente frustrante, mas ao invés de ficar pulando de um lado para o outro, indo de tarefa a tarefa sem terminar nada, tente priorizar e fazer uma coisa de cada vez, mas faça pausas se precisar. Você pode precisar de alguns minutos longe da sua mesa, uma pausa para comer, ou uma rápida caminhada, mas você irá se sentir menos sobrecarregado e mais focado quando você começar a riscar coisas da lista.
Estilo de vida saudável
O estresse pode facilmente fazer com que percamos nossos hábitos saudáveis, e isso pode ser extremamente frustrante. Níveis altos do hormônio do estresse, cortisol, podem causar compulsão alimentar de cunho emocional, desencadeando desejos por comida salgada e doce — “junk food” — que muitas vezes dão um boost rápido de energia. Mas para algumas pessoas, o estresse também pode acabar com o apetite, liberando um hormônio liberador de corticotropina que pode suprimir o apetite. De qualquer maneira, o estresse crônico pode facilmente bagunçar seus hábitos alimentares saudáveis, mas é importante tentar ter uma dieta equilibrada, já que isso pode ajudar a diminuir os níveis de estresse a longo prazo.
Níveis de estresse mais altos também podem levar à falta de exercício. O estresse pode não só causar sintomas físicos como mencionado acima, o que pode nos impedir de fazer exercício, ele também pode nos fazer sentir sobrecarregados, lentos e sem motivação. Mesmo que você sinta que não tem tempo para fazer exercício ou simplesmente não consiga fazer, tente movimentar um pouco seu corpo a cada hora. Pode ser levantar-se por dois minutos ou fazer uma caminhada. Permitir que seu sangue flua e seu corpo se mova pode ajudar você a se sentir mais no controle dos seus níveis de estresse.