No mundo em que vivemos, é fácil duvidar de si mesmo o tempo todo. Mas você é mais do que capaz de tomar decisões facilmente e com confiança. Com essas duas dicas, você pode aumentar a sua confiança, melhorar seu bem-estar emocional e trazer qualquer situação ou escolha para a sua zona de conforto.
Pensar demais sobre as suas decisões pode ser prova de uma mente dispersa, em que os pensamentos não estão claros e conclusões não podem ser vistas. Mas há algumas maneiras de ter um raciocínio mais transparente e uma mente organizada. Experimente seguir, na ordem, estes passos simples para tomar uma decisão com confiança:
Prós e contras: Pegue lápis e papel ou um aplicativo de notas e escreva uma lista de prós e contras do que você está decidindo. Não se afaste demais daquilo que te afeta; você provavelmente não está tomando uma decisão que vai mudar o mundo, então não precisa pensar demais.
Faça perguntas: Quando você tiver os prós e contras listados, pode ser que você tenha algumas perguntas. A vantagem dos dias atuais é que você pode fazer pesquisas com apenas um toque; mande mensagem, procure no Google ou ligue para perguntar a alguém. A regra de ouro é: não tenha medo de fazer uma pergunta para quem for; se sua pergunta for fácil de ser respondida, ótimo! E se sua pergunta for difícil, a pessoa com certeza vai te ajudar.
Visualização: Quando você tiver seus prós, contras e suas perguntas respondidas, você começará a ter uma ideia de qual será sua decisão. É então que você vai precisar focar em algumas das suas escolhas em potencial e visualizá-las. Feche seus olhos, respire lentamente e se visualize em uma realidade em que você tomou sua decisão. Você vai ter uma ideia rapidamente se isso é algo que você quer ou não.
Fique calmo: Uma das maneiras mais eficientes de fazer uma decisão rápida com confiança é ficar calmo. Uma mente agitada pode fazer escolhas precipitadas que podem não ser as melhores para você. Se precisar, reserve 5-10 minutos para respirar profundamente para acalmar-se e focar novamente.
Tome uma atitude: Finalmente, você vai ter que colocar sua escolha em prática. Isso pode ser mais difícil para algumas pessoas, já que correr o risco significa que você vai enfrentar a realidade. Mas faça essa pergunta a si mesmo: “qual foi a última vez que você falhou?”, “qual a pior coisa que pode acontecer?”, e você vai perceber rapidamente que certamente ficará tudo bem. E se isso não te trouxer a visualização que você imaginou antes, você pode colocar em prática uma outra opção depois. Quando algo não dá certo, não significa que você falhou, só significa que você está em um caminho ligeiramente diferente.
Nós vivemos em um mundo que está saturado de informação e opiniões. Então, para muitos, pode ser fácil pensar demais sobre decisões e duvidar de si mesmo e da nossa realidade. Mas praticando algumas ações diárias, podemos aprender a confiar em nós mesmos e fazer decisões com confiança e facilidade.
Afirmações positivas: Repetir afirmações todos os dias pode te ajudar a reconhecer sua auto-estima e te dar um estado de espírito positivo para fazer decisões com confiança. Nós recomendamos praticar suas afirmações positivas pela manhã, logo depois de acordar. Encontre um canto confortável da sua casa e repita sua afirmação diária para si mesmo, seguido de uma sessão de meditação. Isso deve prepará-lo para um dia de fácil tomada de decisões e uma sensação de controle e calma.
Comparar-se com os outros: Com as redes sociais conectadas o tempo todo, pode ser difícil olhar para os outros e ver as diferenças entre você e eles. Para combater essa constante comparação com os outros, tente se lembrar de que essas plataformas são curadas cuidadosamente para te mostrar somente a melhor versão da vida de alguém. Se você tiver dificuldade de se lembrar disso, talvez fique uma semana sem mídias sociais. Faça uma desintoxicação digital, pratique suas afirmações positivas, e deixe a calma e o controle entrarem.
Se livre do perfeccionismo: A vida pode ser difícil e cansativa quando você passa tempo demais pensando em tudo e buscando a perfeição. E, surpreendentemente, muitas pessoas sofrem com essas duas características que atrapalham a tomada rápida e confiante de decisões. Então, como você pode se livrar delas? Organizando seus pensamentos de maneira estruturada (como explicamos acima), você pode superar a natureza cíclica de pensar demais e criar uma estrutura para os pensamentos focados ao invés disso. Quando se trata de perfeccionismo, é importante parar qualquer pensamento negativo de que se algo não está perfeito, é um fracasso. Tente ver o fracasso como uma oportunidade de se levantar, aprender uma coisa ou duas, e seguir em frente. Como diz o ditado, “quando a vida te dá limões, faça uma limonada”.