Quais são os principais tipos de estresse que afligem crianças e adultos?

30/07/2021, Dicas e Variedades, Nenhum comentário

É fácil encontrar situações diárias estressantes no mundo em que vivemos. Algumas podem ser menores, outras maiores e que afetam mais a nossa vida. Mas não importa se você é adulto ou criança, elas podem se acumular e pesar nos seus ombros. Por isso, trouxemos um guia para ajudar você a identificar esses tipos de estresse, assim como algumas simples maneiras de aliviar esse estresse quando você precisar.

Causas de estresse

Mudando de casa logo? A pilha de roupa suja tem gritado por atenção há dias? Você tem um prazo importante no trabalho se aproximando? Tem um casamento na família se aproximando que está deixando seus cabelos grisalhos?

Ou seus filhos estão sob pressão para terminar a montanha de dever de casa que não para de crescer? Eles estão tendo problemas com seus amigos? Ou estão se ajustando à uma nova situação em casa?

As causas do estresse estão em todo lugar ao nosso redor no nosso dia-a-dia, e pequenas doses de estresse podem se acumular e afetar nossa qualidade de vida. Parece familiar? Continue lendo…

Como adultos, é fácil nos encontrarmos enfrentando obstáculos que superamos de novo e de novo. E é cansativo. Nós fazemos tantas coisas, nos desgastamos e negligenciamos o autocuidado enquanto enfrentamos os desafios. Mas é hora de parar com esse ciclo vicioso.

Para crianças, o desafio pode estar na dificuldade de perceber o que está causando o estresse e expressar isso para receber a ajuda que precisam. E são muitas as possíveis causas no mundo moderno em que vivemos; as redes sociais criaram um ambiente tóxico em que é visto como necessário ser e agir de uma certa maneira, atividades extracurriculares podem ser muita coisa para lidar além da vida escolar, e a vida em casa pode, para muitos, ter seus próprios desafios. Dar às nossas crianças as ferramentas para que eles possam identificar essas causas e conseguir ajuda para lidar com elas pode transformar o estresse em um pequeno obstáculo que pode ser superado facilmente.

Estresse no trabalho e na escola

Com a maior parte da nossa semana sendo passada na escola ou no trabalho, adultos e crianças enfrentam pressões e estresse diários similares. 

Independente de você estar começando um novo emprego ou uma aula nova na escola, sentindo nervosismo antes de falar em público ou enfrentando uma aula ou prova difíceis, nós enfrentamos desafios parecidos, não importa se somos mais novos ou mais velhos. É fácil se sentir inseguro ou sobrecarregado com baixa autoestima durante estes momentos, então é importante para adultos e crianças se lembrarem de alguns passos antes de enfrentarem essa situação:

  1. Respiração profunda: Respirar lenta e profundamente pode ajudar a acalmar o corpo e a mente antes de uma situação estressante. Inspire por 4 segundos, segure a respiração por 5 segundos, e expire lentamente por 5 segundos. Enquanto expira, deixe seus ombros, sua mandíbula e sua testa relaxarem.
  2. Exercícios de mindfulness: Mindfulness é uma ótima prática para crianças e adultos praticarem juntos ou sozinhos. Ela oferece um momento de paz e nos permite limpar a mente de pensamentos agitados e preocupações e focar no aqui e agora. Há alguns aplicativos e contas no Youtube ótimos para toda a família.
  3. Dormir bem: Uma boa noite de sono é importante para sermos capazes de enfrentar estresses diários com calma e foco. Uma noite ruim de sono, por outro lado, pode levar a distrações durante o dia e mais estresse. 
  4. Adaptar-se à mudanças: Mudanças frequentemente nos deixam estressados, o que muitas vezes tem a ver com uma preocupação excessiva com o futuro. Então é importante reservar um tempo, durante esses momentos, para centralizar-se novamente no presente e ensinar seus filhos a fazerem isso também. Um momento rápido de meditação pode ajudar; preste atenção no seu corpo da cabeça aos pés, sentindo cada parte. Ou olhe ao seu redor e identifique 5 coisas que você pode sentir, cheirar, ouvir e ver.

Atividades extracurriculares

Já sentiu como se não houvesse horas suficientes no dia para fazer tudo? Você não está sozinho. A maior parte dos adultos têm dificuldade de dar conta de tudo que precisam fazer, ainda mais atividades extras ou até mesmo o autocuidado. É algo que pode ser extremamente estressante.

Crianças também sofrem com coisas demais para fazer. Além da enorme quantidade de informação que eles estão processando todos os dias dentro e fora da escola, eles tem diversas atividades curriculares que tem que fazer: natação depois da escola, festas de aniversário nos fins de semana, aulas de karatê, aulas de piano, passeios no parque, reuniões de família…

Pensando em tudo isso, é importante planejar nosso tempo e separar um tempo para descansar. Tente seguir os seguintes passos:

  • Gerenciamento de tempo: Faça um calendário para a família e divida-o entre o cronograma de todos por dia e hora. Em cada semana, defina uma manhã ou tarde em que cada pessoa tem um tempo para descansar e marque isso com uma caneta colorida ou um marca texto para que não seja esquecido ou cancelado.
  • Autocuidado: Crianças e adultos precisam praticar o autocuidado. No calendário da família, defina algumas horas por semana em que cada pessoa pode ou explorar diferentes atividades até encontrar a que acha mais relaxante (como ler, desenhar, passear, fazer yoga), ou praticar a atividade de sua escolha. O que é importante é que haja pelo menos 1-2 horas em que cada adulto ou criança não será perturbado.
  • Atividades para aliviar o estresse: Fazer exercício ou dançar alivia seu estresse acumulado? Ou talvez desenhar? Bom, para os seus filhos não será diferente. Explore atividades diferentes com eles que permitam a ambos diminuir o estresse. Um fim de semana pode ser um bom momento para explorar isso juntos. 

Fazer novos amigos

Fazer novos amigos pode ser estressante tanto para adultos quanto para crianças. Acabou de começar um novo emprego? Se mudou para um lugar novo? Seu filho acabou de começar em uma nova escola? Bom, o medo iminente que podemos sentir quando nos deparamos com uma multidão de rostos desconhecidos podem elevar nossos níveis de estresse.

A primeira coisa a se fazer quando você ou seus filhos estão tentando fazer novas amizades é começar devagar; se aproximar de uma pessoa e fazer perguntas para encontrar coisas em comum. Quando tiver encontrado coisas em comum, tente compartilhar uma atividade, trocar números de celular ou marcar de fazer algo juntos para encontrar mais coisas em comum. Isso, com o tempo, vai te ajudar a conhecer o círculo de amigos da pessoa também.

Em segundo lugar, relaxe. Não há nada que se compare a conhecer alguém que te enche com uma sensação de calma e confiança. Tente não ficar nervoso enquanto está falando e, se ficar, reserve um momento para respirar profundamente e começar de novo.

Em terceiro lugar, lembre-se de que você é humano! Todos precisam fazer amigos e acham isso assustador, então não tenha medo de mostrar suas fraquezas. 

Problemas para dormir

Quando você ou seu filho tem problemas para dormir, você pode acabar ficando preso facilmente em um ciclo de dias estressantes e noites mal dormidas. Quebrar esse ciclo é a chave para uma boa noite de sono e um dia sem estresse. Aqui estão algumas dicas:

  • Faça exercício regularmente: Gastando energia durante o dia, seu corpo e mente caem no sono mais facilmente.
  • Rotina antes de dormir: Tente evitar luzes fortes ou tecnologia uma hora antes de dormir. Ao invés disso, tome um banho quente ou leia seu livro favorito.
  • Técnicas para dormir: Um pouco de meditação pode levar sua mente a um estado de repouso, permitindo que você se sinta calmo e que seu corpo relaxe. Como alternativa, existem aplicativos incríveis para adultos e crianças que oferecem histórias ou sons para te ajudar a cair no sono.

Posts Relacionados

Os comentários estão desativados.

x