Ritual é a palavra mágica da quarentena. O termo, que remete às cerimônias e práticas, é empregado aqui como uma soma de cuidados que vão além da higiene e da estética. “Passar mais tempo em casa fez com que transformássemos nosso banheiro em um espaço para relaxar e nutrir corpo e espírito. É uma nova era para o autocuidado”, acredita Bruna Ortega, especialista de beleza da WGSN, empresa multinacional de estudos de tendências. Assim, os brasileiros, que já estavam entre os povos mais estressados antes da pandemia, encontraram no banho caprichado e perfumado um aliado para limpar não só o corpo, mas também a alma. A ideia, aqui, é acrescentar práticas relaxantes ao “banho de princesa”, aquele que já conta com cuidados extras. Confira a nossa sugestão para um ritual semanal.
Ambiente + aromaterapia
Para deixar seu banheiro com cara de spa, preste atenção em alguns detalhes. “A iluminação é um fator importante para criar o clima zen — luz suave e amarela é a ideal. Já toalhas e roupão claros e felpudos dão sensação de aconchego”, fala Paola Pomerantzeff, dermatologista de São Paulo. A trilha sonora perfeita é que aquela que a deixa mais calma: jazz, música clássica, sons da natureza…
Quando a intenção é relaxar, a lavanda é uma grande aliada. “O óleo essencial dessa flor equilibra nossas emoções”, fala Marcia Rissato, aromaterapeuta da Mona´s Flower, de Campinas (SP), que sugere um blend com 6 gotas de óleo essencial de lavanda e 4 gosta de eucalipto globulus, substância que atua no sistema respiratório, melhorando nossa oxigenação. “Pingue as gotas no difusor, mas, se não tiver um em casa, coloque um punhado de sal grosso no canto do box e pingue nele as gotas de óleo essencial – o vapor do chuveiro vai fazer as moléculas aromáticas dispersarem pelo ambiente”, ensina a aromaterapeuta (compre os óleos essenciais aqui). Para beber, ela indica um chá de erva-cidreira com erva-doce, uma combinação gostosa e relaxante.
Escalda-pés + máscara no rosto
O ritual do escalda-pés, pouco usado no Brasil, é muito comum entre os orientais. “Os pés têm pontos estimuláveis que se ligam às terminações nervosas. Portanto, essa técnica simples traz um bem-estar incrível”, garante Marcia Rissato. Ela ensina fazer um “elixir de ativos naturais” para colocar na água quentinha: misture um punhado de sal grosso, 15 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 colher de sopa de flores secas de camomila (pode ser o chá). “Se tiver, acrescente bolas de gude ou pedras de formatos arredondados para massagear os pés”, sugere.
Antes, porém, de mergulhar os pés na bacia, aproveite para aplicar uma máscara facial no rosto limpo, que irá agir enquanto você relaxa. Aposte em ativos que hidratam e nutrem, como ácido hialurônico, rosa mosqueta e manteiga de karité. Quando a água começar a esfriar, retire os pés e enxugue-os com uma toalha macia, sem esfregar. Retire a máscara antes de entrar no banho.
Esfoliação do corpo + máscara no cabelo
Aplique a máscara no cabelo já lavado, para ela agir enquanto você faz a esfoliação “Para hidratar os fios, escolha produtos que tenham pantenol, glicerol, aloe vera e extratos vegetais. Se o foco for nutrição, opte por lipídeos como ceramidas e óleos vegetais de coco, argan, oliva, manteiga de karité e de cacau. E dê preferência às proteínas, colágeno, aminoácidos e queratina se o objetivo for reconstrução”, indica Luciana Garbelini, dermatologista de São Paulo.
A esfoliação elimina as células mortas da pele do corpo e permite uma melhor absorção do hidratante. Aplique o esfoliante na pele úmida e espalhe com uma leve pressão para não machucar. O processo ajuda a amenizar a foliculite nos glúteos — aquelas “bolinhas” ásperas no bumbum que incomodam e geralmente evoluem com manchas — e os pelos encravados. Aproveite para dar maior atenção às áreas que esquecemos no dia a dia, como joelhos, cotovelos e pés. “Neles, os movimentos podem ser mais intensos, já que a pele é mais grossa”, diz Sueli Sterling, esteticista e sócia do Kurma Spa em São Paulo. Retire o esfoliante do corpo e a máscara do cabelo com água morna.
Óleo corporal + hidratação
A ideia é adotar uma prática que vem crescendo no skincare — passar óleo antes do hidratante. Neste caso, porém, o hidratante deve ter uma textura mais consistente, para se fundir ao óleo e os dois agirem em sinergia. “O óleo corporal forma uma película protetora e deixa a pele macia, mas não repõe água, que é a função do hidratante”, diz Luciana Garbelini. A combinação, segundo ela, é ideal para quem tem pele cronicamente seca, como é comum após a menopausa.
O óleo corporal deve ser aplicado na pele molhada, para espalhar melhor e não ficar pegajoso. “Boas opções são os óleos 100% vegetais de coco, de abacate ou de amêndoas”, diz Sueli Sterling, que acrescenta: “Seque o corpo suavemente com uma toalha felpuda, sem esfregar para não retirar o óleo, e passe imediatamente o hidratante”.
Aproveite para fazer uma automassagem com movimentos circulares para que a pele absorva bem o hidratante. Faça movimentos dos pés em direção às coxas e das mãos em direção às axilas para ajudar no retorno venoso sanguíneo e reduzir o inchaço. Entre os ativos, destaque para os que mimetizam os componentes da pele, como os lipídeos (manteigas e óleos vegetais), o lactato de amônio, que estimula a reposição de água, e o ácido hialurônico, que faz a reposição do colágeno.
Dê atenção também para os joelhos, cotovelos e pés. “Nessas áreas mais ressecadas, o ativo ideal é a ureia concentrada, que permite uma maior retenção de água na pele”, explica Paola Pomerantzeff. Já as unhas e cutículas podem ser tratadas com óleo de amêndoas ou de melaleuca se há tendência à micose. “Adicione 5 gotas de óleo essencial de melaleuca ou tea-tree, em 5 ml de óleo de gérmen de trigo. Além de fortalecer as unhas, essa substância tem ação antifúngica”, fala Marcia Rissato.
Agora, é só secar o cabelo e beber mais uma xícara de chá para finalizar esse ritual de beleza — que garante pele, pés e cabelos bem-tratados, macios, aveludados — e uma incrível sensação de bem-estar.
Fonte: https://vogue.globo.com/semidade/Ageless/noticia/2020/09/spa-em-casa-banho-de-corpo-e-alma.html